Hotéis em Arroio do Sal
Hotéis em Arroio do Sal

Conheça Os Melhores Hotéis em Arroio do Sal e Deixe as Suas Férias Perfeitas

O Rio Grande do Sul é famoso por suas serras, vinícolas e o clima mais ameno, que convida muitos turistas, em busca de um refresco do calorão de outras partes do Brasil a uma visita.

Além disso, a região possui encantos naturais de tirar o fôlego, e uma paz que ajuda a recompor até mesmo as pessoas mais estressadas. Mas, além do aconchego e quietude da serra, existe um local que vem conquistando o coração de quem adora o mar.

Se trata da praia de Arroio do Sal, uma área não tão conhecida dos amantes do mar, mas que vem ganhando fama entre aqueles que estão em busca de um local belíssimo, com boa infraestrutura e que queiram uma alternativa ao tradicional circuito de praias brasileiro.

Você está em busca de um destino diferente para o final de ano? Procura um local não tão badalado quanto a região sudeste/nordeste? Quer curtir, mas ao mesmo descansar?

Então esse texto é para você. Aqui vamos falar um pouco mais desse pedaço de paraíso e o que ele pode lhe oferecer para que você possa aproveitar o restinho de 2018 com todos aqueles que ama.

Localização

A cidade de Arroio do Sal fica localizada no litoral norte do Rio Grande do Sul, em uma faixa conhecida por lindas praias. Com 27 quilômetros de costa, a localidade oferece aos turistas exatamente 60 balneários, entre eles praias famosas, como a praia de Arroio do Sal.

Embora se trate de uma cidade litorânea, cuja população aumenta bastante durante a alta temporada, ela vai na contramão de outras localidades, como as praias mais badaladas do litoral fluminense ou mesmo de São Paulo ou localidades da própria região sul.

Aqui, a alta quantidade de turistas que visitam a região não interferem na qualidade de vida, nem para quem mora e muito menos para quem decide dar uma esticadinha até Arroio do Sal.

A paz e a tranquilidade que caracterizam esse local permanecem intactos, e você ainda consegue conhecer cada pontinho da região que ganhou esse nome graças à grande quantidade de sal marinho que produz.

Belezas naturais preservadas

O turista que chega à praia de Arroio do Sal, mesmo na alta temporada, se surpreende com a tranquilidade do local, apesar do vai e vem de outros turistas, em busca de um contato com a natureza local.

A paisagem de Arroio do Sal convida quem chega para uma boa caminhada, já que tem uma larga faixa de areia, de cor dourada. Seu mar, agitado, pede atenção de quem se aventura a um banho, mas encanta com suas águas transparentes.

Outra curiosidade que encanta quem visita a praia de Arroio do Sal é o fato de que, ao contrário de outras praias da região, há um rio cujas águas deságuam no mar. Ou seja, é uma ótima pedida para que prefere um banho de água doce. 

Para os que preferem apenas apreciar a paisagem antes de colocar o pé na areia, é possível se sentar em um dos banquinhos espalhados ao longo da Avenida Atlântica, uma das principais do centro da cidade, e observar a paisagem.

Na área é possível, também, deixar os pequenos brincando longe da praia, em parquinhos espalhados em sua orla, muito bem conservados e com atrações para praticamente todas as idades.

Infraestrutura de ponta

Embora se trate de uma região bem mais sossegada no quesito número de turistas que a visitam, a Praia Arroio do Sal tem ótima infraestrutura, atendendo muito bem quem chega para curtir o mar e recarregar as energias.

A localidade conta com diversos supermercados (para aqueles que preferem preparar suas próprias refeições), bancos, farmácias, sorveterias e um Shopping Center, além do tradicional comércio de rua, onde os turistas podem adquirir itens de artesanato e levar como souvenier ou para presentear parentes e amigos.

É possível, também, conhecer um pouco mais do artesanato local, visitando ateliês de artesãos gaúchos, que estão sempre dispostos a apresentar suas criações a quem chega ao litoral.

A praia de Arroio do Sal oferece, ainda, ótimas opções para quem precisa se hospedar no lugar, como sítios, hotéis e pousadas. Basta escolher aquela que melhor se adapte ao tempo que você pretende ficar e como deseja aproveitar essa estadia.

Quem não abre mão de ficar em uma casa, simulando toda a tranquilidade e liberdade que teria em sua residência pode, também, alugar uma destas moradias de temporada.

A infraestrutura oferecida pela rede hoteleira e por esses endereços é muito boa, não deixando nada a desejar de tradicionais cidades litorâneas.

Aliás, a praia de Arroio do Sal conquista muita gente que a visita porque, mesmo se tratando de um ponto turístico e que recebe muitos visitantes, consegue dar aquele aconchego e tranquilidade, além de oferecer ótimos serviços.

O que fazer em Arroio do Sal

A praia de Arroio do Sal é perfeita para quem busca tranquilidade e precisa se recarregar depois de um ano intenso, com diversos desafios. Além das belezas naturais, a área oferece uma ótima infraestrutura, com diversas atrações.

Uma delas é a pesca. Muito realizada por quem chega à região, por conta da boa quantidade de peixes no litoral gaúcho, ela requer um pouco mais de planejamento, pois é necessário obter autorização para pescar durante o verão.

Outras atividades que costumam fazer muito sucesso em Arroio do Sal são os esportes náuticos. O vento forte, que costuma agitar o mar da praia atrai milhares de velejadores.

Os adeptos do surfe também costumam ser grandes frequentadores dessa praia, atraídos por ondas grandes e fortes. A mesma razão conquista quem pratica windsurfe.

Mas, se você não é adepto de fortes emoções, e está de passagem por Arroio do Sal, pode aproveitar para conhecer outros pontos turísticos do local, como o Parque Natural Municipal Tupancy.

Com fauna e flora locais preservadas, a área é uma ótima pedida para quem quer conhecer um pouco mais das belezas da região sul, e fazer uma caminhada por uma região de tirar o fôlego.

Ótima pedida para o Carnaval

Uma característica de Arroio do Sal que poucas pessoas conhecem é o sucesso que seu Carnaval faz na região. A cidade é conhecida por ter um dos melhores carnavais do sul.

Seus desfiles de rua conquistam milhares de pessoas, assim como as escolas de samba, que atraem multidões a cada ano, para que as pessoas se divirtam durante a Folia de Momo, em um local, digamos, inusitado.

Então, se você está em busca de um novo destino para o Carnaval e está um pouco cansado das opções tradicionais, que tal se arriscar a conhecer a folia gaúcha?

Arroio do Sal tem ótimos bloquinhos, desfiles e toda a alegria que costuma invadir o país todo durante quase uma semana, e atrair turistas vindos de todo o país, e até de fora dele.

Como chegar a Arroio do Sal

Os turistas que gostarem da ideia e desejarem conhecer a praia de Arroio do Sal podem fazer esse trajeto de carro. Para isso, é preciso pegar a BR-101, para quem está fora do Rio de Grande do Sul.

Os moradores do estado podem acessar a região por meio da RS-389, conhecida como Estrada do Mar.

Para quem vive na capital gaúcha, é possível chegar a Arroio do Sal pela BR-290. Na estrada, o visitante deve ir até a cidade de Osório e, de lá, seguir pela RS-389 e RS-786, seguindo em direção a Capão da Canoa. Ali, basta entrar na BR-453 e seguir rumo à praia.

Se você preferir vir de ônibus de turismo ou, ainda, de avião até Porto Alegre e de lá completar o caminho, é possível encontrar na cidade empresas que façam esse trajeto.

Porque visitar Arroio do Sal?

Encontrar uma praia que não esteja completamente lotada durante a alta temporada não é nada fácil. Aliás, é comum que os turistas se decepcionem, com serviços ruins, preços caros e infraestrutura saturada.

Mas, quem conhece Arroio do Sal, mesmo nos meses mais quentes do ano, se surpreende com uma cidade acolhedora e preparada para receber tantos visitantes.

Mesmo se tratando de uma cidade em desenvolvimento, Arroio do Sal consegue acolher bem que a visita, dando diversão e uma ótima gastronomia.

Aliás, os restaurantes locais são famosos por oferecer uma comida caseira, com o melhor da culinária gaúcha, a preços muito mais convidativos.

Além disso, o prazer de andar por uma praia belíssima e sentir a brisa em seu rosto já seria motivo suficiente para fazer uma visita à Arroio do Sal e curtir tudo o que ela tem a lhe oferecer.

Está de passagem pelo Rio Grande do Sul ou está procurando uma praia diferente para aproveitar os dias de calor? Que tal conhecer Arroio do Sal?

Com certeza você não vai se arrepender e, quem sabe, vai até mesmo voltar todos os anos? Quem conhece não se arrepende, volta e costuma trazer mais gente, sejam parentes, amigos ou aquela pessoa especial. Faça uma visita, e nos conte depois o que achou desse pequeno paraíso encravado no litoral norte do Rio Grande do Sul.

Comments

Deixe uma resposta